sexta-feira, 29 de maio de 2015

Mercado de Títulos

1. Distingue mercado primário de mercado secundário.

Mercado primário - é uma parte do mercado de capitais onde são transaccionados títulos numa primeira oferta pública como por exemplo : emissão dos bancos portugueses e da República portuguesa.

Mercado secundário - é a realização da compra e venda de títulos lançados anteriormente no mercado primário ( primeira oferta pública ).


2. Compara o empréstimo obrigacionista com o aumento de capital quanto:
a) à rentabilidade dos títulos : As obrigações têm juros obrigatórios enquanto as acções tem dividendos que pendem do mercado. As acções são rentáveis caso os lucros obtidos sejam maiores que os juros das obrigações.


b) à possibilidade de as empresas ajustarem os pagamentos à conjuntura económica.

Nas obrigações os pagamentos são definidos por isso as empresas não permitem ajustamento da conjuntura económica. As acções mesmo que não haja lucro, os indivíduos não tem de pagar ao sócio.



3. Explicita o significado dos termos:


a) Tomada firme : as emissões são organizadas por bancos/sociedades de investimento que deste modo tomam fime/garantem a emissão e colocam os títulos junto do público.


b) Corretoras: empresas que transaccionam os títulos nas bolsas. São aqueles que dão a ordem de compra e vendas de títulos através dos bancos. 


c) Cotação : lançando o empréstimo e subscrito pelos investidores, a empresa faz o pedido de admissão das obrigações à Bolsa, se essa tiver sido uma cláusulas estipuladas no ato de emissão. Depois de terem sido admitidos à cotação, os títulos podem ser transaccionados no mercado. Preço dos títulos


4. Distingue bull market de bear market


Bull market - é quando o mercado das acções está em altas, aumento da confiança dos investidores, aumento do investimento na expectativa de futuros aumentos de preços. A tendência de alta no mercado de acções começa entre 3 meses a 1 ano. 


Bear market - é quando o mercado de acções está em queda durante um período de tempo. É uma transição de alto optimismo para uma desconfiança e pessimismo dos investidores. Não há uma definição consensual de um bear market, é aceite a queda das cotações em 20 % num período mínimo 2 meses.


5. Imagina que em Janeiro de 2014 tinhas comprado 5.000 € em títulos e que o valor dos títulos que compraste subiu ao ritmo do PSI-20. 
Utiliza este gráfico (PSI-20 / VER MAIS / HISTÓRICO / 5 ANOS) para calcular o valor actual da tua carteira (em Maio de 2015).

Cálculos : 6.059 x 5000 / 6.922 = 4.337 

O valor actual da minha carteira é de 4.337.


6. Refere as diferentes possibilidades que os indivíduos têm de rentabilizar os seus investimentos distinguindo os conceitos de price-taker e price-maker.

Price-taker - são indivíduos/empresas ( tomadores de preços, as suas acções individuais não são suficientes para alterar a sua cotação ) que não sejam suficientemente influentes para afectar o preço ( cotação ) dos títulos transaccionados.


Price-maker - são os indivíduos/empresas que possuem uma grande maioria das acções, podendo influenciar o seu preço, dão ordem de compra/venda de um volume significativo dos títulos. Podem oferecer títulos massivamente para baixar a sua cotação, e depois adquirir o capital social de uma empresa a baixo custo.


7. A entidade que regula a actividade da Bolsa é a CMVM. Consultando o seu Guia do Investidor:
a) Descreve três dos valores mobiliários mais conhecidos 


Os três valores mobiliários mais conhecidos são 

  • acções - são valores mobiliários que representam uma parcela do capital social de uma sociedade anónima 
  • obrigações - são valores mobiliários com uma duração limitada que representam uma parte de um empréstimo contraído por uma empresa ou entidade junto dos investidores
  • títulos de participação - são valores mobiliários tendencialmente perpétuos que conferem o direito a uma remuneração com duas componentes : uma fixa e outra variável.
b) Apresenta duas razões para os Fundos de Investimento serem particularmente atractivos para os pequenos investidores;

As duas razões para os Fundos de Investimento serem atractivos para os pequenos investidores são o é um capital aplicado em vários investimentos que podem conter várias acções de vários sítios. Por isso já está a ser diversificado. 
Gerido por profissionais como bancários que conhecem o negócio 

c) Identifica as categorias de investidores criadas. Interpreta a criação destas categorias após a crise financeira de 2008.

1 comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderEliminar