sexta-feira, 10 de abril de 2015

A actividade produtiva e a formação dos rendimentos

1. Partindo deste texto da Cáritasrefere dois factores que estejam a contribuir para o agravamento da desigualdade económica. 

Os dois factores que estão a contribuir para o agravamento da desigualdade económica são a globalização e o desenvolvimento tecnológico. Com a globalização, as empresas em Portugal, concorrem com empresas do resto do mundo. Isso faz com que os gestores tentem reduzir os custos da empresa ( como consequência tendem a baixar os salários dos distribuidores). Os gestores comparando os seus ordenados com o resto dos gestores do mundo, tendem a aumentar os seus ordenados. 

O desenvolvimento tecnológico permite que os trabalhadores com menos qualificações sejam substituídos por máquinas. 


2. Partindo da definição do rácio S80/S20 explica qual seria o seu valor numa sociedade igualitária.

O valor do rácio S80/S20 numa sociedade igualitária seria 1


3. Observando o rácio S80/S20 nos países da União Europeia, relaciona a equidade na repartição do rendimento com desenvolvimento.


Os países desenvolvidos tem o rendimento melhor distribuído. Assim, as pessoas tem melhor poder de compra, o que torna os mercados mais dinâmicos, o que promove o desenvolvimento do país. 
Maior for a equidade na repartição do rendimento, maior será o desenvolvimento de um país. O rendimento está melhor distribuído naqueles em que o rácio está próximo de 1 (vice versa)

4. Distingue rendimento de riqueza.

Rendimento é um fluxo, é mais fácil de medir e encontra-se mais relacionado com a estrutura da economia.

Riqueza corresponde a um stock, a um valor estático, é resultante da acumulação de poupanças  (inclui rubricas corpóreas (casas, automóveis ...) e activos financeiros (dinheiro, depósitos, acções e obrigações)


5. Distingue riqueza de capital. 

Riqueza é um stock, um valor estático, é resultante da acumulação de poupanças enquanto a capital é mobilizada para o processo produtivo, com o objectivo de a reproduzir


6. Distingue rendimento de transferência. 

O conceito de rendimento está associado à actividade produtiva (fluxo), e a transferência é o que um individuo paga e recebe devido a actividades que não têm nada haver com a produção ( impostos, contribuições, subsídios ) corresponde ao dinheiro recebido como remuneração dos factores produtivos detidos pelas pessoas ( menos o dinheiro ). 



7. Relaciona valor acrescentado com rendimento. 


O valor acrescentado é a diferença entre os outputs e os inputs. Este valor é distribuído pelos factores de produção (capital e trabalho). Quando o valor acrescentado é distribuído por estes factores, representa o rendimento. 


8. Explica como necessariamente, do desenvolvimento do processo produtivo/actividade produtiva resulta a repartição primária dos rendimentos.

Porque a soma dos valores acrescentados corresponde ao produto e rendimento. E esse valor acrescentado constitui a base da riqueza criada, com a qual serão remunerados os factores intervenientes no processo produtivo ( salários para o trabalho, rendas, juros e lucros para o capital ... ).


9. Além das disparidades salariais, refere outro factor que contribui para uma repartição do rendimento injusta.

O outro factor para a repartição do rendimento injusta é porque há pessoas que tem rendimentos do capital. Terá rendimentos maiores.


10. Explica as disparidades salariais em resultado dos seguintes factores:


a) Qualificações profissionais; 


Os trabalhadores com maiores qualificações profissionais irão ter um salário mais alto em comparação aos trabalhadores com um nível de qualificação mais baixo


b) Anos de experiência;


Os trabalhadores com maior anos de experiência irão ter um um salário mais elevado em comparação aos trabalhadores com menos anos de trabalho.


c) Diferencial de compensação;


Quanto maior for o grau de dificuldade de uma profissão, maior será o seu salário.

d) Segmentação de mercados em grupos não concorrentes. 

Se houver muitas pessoas que tenham a mesma profissão irão ganhar menos do que aquelas que há poucas pessoas a exercer essa profissão 



Sem comentários:

Enviar um comentário