segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Teoria elementar da oferta

1. Distingue volume da oferta de quantidade realmente vendida.
Volume de oferta corresponde a quantidade que os produtores desejam vender em cada preço e a quantidade vendida corresponde ao número de unidades que são vendidas

2. Refere que a oferta varia com os objectivos das empresas, ou estratégias dos produtores.
A oferta varia com os objectivos das empresas, ou seja, se os produtores tiverem como objectivo vender o máximo possível, embora ás custas de alguns lucros, o produto irá ser vendido mais do que se eles quiserem obter o máximo de lucro.  


3. Explica por que razão a oferta de um produto depende do seu preço.
A oferta de um produto depende do seu preço porque quanto maior for o preço de um produto, mais lucrativo será a sua produção. Esperamos que quanto mais alto seja o seu preço, mais procura terá.



4. Explica o efeito do aumento do preço dos outros produtos sobre o volume da oferta do produto N.
Se o preço dos outros produtos aumentar sobre o volume da oferta do produto N, os outros produtos serão mais atractivos. E em consequência os produtores de N irão produzir os outros produtos e menos de N.


5. Verifica que o aumento do custo dos factores produtivos (trabalho e capital) torna mais caros os produtos nos sectores de actividade que utilizam mais intensivamente o factor produtivo que sofreu o agravamento. 
Refere-te ao efeito do aumento do preço do petróleo sobre os diversos sectores da actividade económica. 
O aumento do custo dos factores produtivos torna mais caros os produtos nos sectores de actividade que utilizam mais intensivamente o factor produtivo que sofreu o agravamento. 

O valor dos produtos nos sectores de actividade que é utilizado o factor que sofreu agravamento irá aumentar e rapidamente.
Acontece o mesmo com o aumento do preço do petróleo, com o seu aumento irá também aumentar o seu transporte e tudo o resto que esteja envolvido (...)

6. Explicita o impacto do progresso tecnológico sobre o volume da oferta, referindo o seu efeito sobre os custos de produção. 
Com o progresso tecnológico que tem ocorrido ao longo dos anos irá haver mais produção por trabalhador, em consequência irá baixar os custos da produção, com os baixos custos aumentará os lucros. Com o aumento dos custo irá aumentar a oferta.


7. Indica as variáveis de que depende o volume da oferta, explicitadas por Lipsey na função da oferta. 
As variáveis de que depende o volume da oferta, explicitadas por Lipsey na função da oferta são : o preço do produto, preço dos outros produtos, preço dos factores de produção, dos gostos dos produtores e do estado da tecnologia.

8. Explica como se chega à curva da oferta a partir da função oferta.
Nós chegaremos à curva da oferta a partir da função oferta é mantendo todos os factores constantes menos o preço.  


9. Interpreta a inclinação ascendente da curva da oferta, referindo o incentivo proporcionado pelos lucros.
Vendo a inclinação ascendente da curva da oferta, podemos ver que quanto maior for o lucro de um bem, maior será o incentivo e a quantidade oferecida pelos produtores aumenta


10. Recorrendo às figuras 8.1 e 8.2 distingue variação da oferta de aumento da oferta.

11. Indica três factores que poderão ter estado na origem do aumento da oferta ilustrado na figura 8.2.

Sem comentários:

Enviar um comentário