sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O mercado na sociedade moderna

1. Desenha o circuito económico representando os fluxos que se estabelecem nos mercados de Bens&Serviços e de Factores Produtivos, entre os agentes económicos Famílias e Empresas. 





2. Apresenta uma definição de mercado.
Mercado e o ponto de encontro pelo qual compradores e vendedores de um bem interagem para determinar o preço e a quantidade transaccionada.


3. Referindo o truque dos incentivosexplica o comportamento no mercado dos:

a) consumidores;
Se os consumidores querem mais de um bem, lutam por ele, oferecendo mais dinheiro pelo bem, subindo o preço.

b) produtores;
Os produtores irão a aumentar a produção pois estão motivados pelo lucro obtido na venda do produto;


4. Define eficiência no contexto do mercado.
O mercado há um mecanismo automático que permite que cada um (produtor) produza aquilo que melhor consegue produzir e troca por aquilo que mais gosta. Proporcionando-lhes bem estar, atingindo a máxima eficiência


5. Indica:
a) os factores produtivos -> trabalho e capital 
b) os rendimentos -> rendas, salários, lucros e juros 
c) os agentes económicos -> empresas e famílias 
d) os mercados -> mercados de produtos e mercados de factores 

6. Descreve no circuito económico, a relação entre:
a) Bens & Serviços / Despesas de Consumo : 
Os bens e serviços são obtidos por um preço e esse formará as despesas de consumo como por exemplo de uma família.

b) Recursos ou Factores Produtivos / Rendimentos : 
Os factores produtivos dependerão dos rendimentos, ou seja, se um individuo ganhar x e trabalhar em y os seus rendimentos com certeza terão de se ajustar aos seus factores produtivos;

c) Bens & Serviços / Receitas (das Empresas) : 
As receitas das empresas dependem do mercado dos produtos, ou seja, dependem do que os indivíduos procuram.

d) Recursos ou Factores Produtivos / Custos (das Empresas) : 
Quanto mais forem dispendiosas os factores produtivos de uma  empresa mais custos as empresas irão ter.

7. Refere três situações como dificuldades de funcionamento ou falhas do mercado.
As três sintuações que dificultam o funcionamento / falhas do mercado são:
- a má informação no mercado poderá dificultar o bom funcionamento 
- os males-entendidos entre os comerciantes e consumidores. Como por exemplo venderem o mesmo produto com diferentes preços em diferentes locais 
- e a publicidade enganosa, por dizerem uma coisa e acontecer uma coisa oposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário