segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Capital


1. Apresenta um conceito de “riqueza”.
O homem é rico ou pobre consoante o grau em que lhe é dado fruir dos bens necessários à vida e ao conforto e das diversões próprias dos seres humanos. Quem é proprietário possui riqueza.


2. Distingue os novos-ricos dos novos pobres, relacionando-os com os conceitos de mobilidade social e desigualdade na repartição do rendimento. 

Novos- ricos: a riqueza era em grande parte definida pela propriedade da terra e pelos títulos da nobreza. Alguns indivíduos enriqueceram rapidamente nos anos 1990/2000, com as bolhas das dot.com, do imobiliário, dos novos espaços da distribuição, ou dos produtos financeiros.

Novos podres: Sucedeu a crise financeira em 2007/2008 e na sua sequência estão a ser seguidas na Europa políticas de austeridade que forçam franjas da classe média a empobrecer, criando os novos-pobres

3. Indica as actividades desenvolvidas pelos portugueses mais ricos em 2012, e compara-a com a lista de 2013.Calcula a perda percentual das 25 maiores fortunas em Portugal.


4. Distingue riqueza de capital.
Por exemplo quem tem uma propriedade possui riqueza mas essa riqueza só é capital se estiver ao serviço do processo produtivo. Uma riqueza só passa a capital se essa riqueza tiver utilizo.


5. Define os seguintes conceitos de capital: capital financeiro, capital técnico, capital circulante, capital fixo, capital social, capitais próprios, capital alheio, capital natural e capital humano.

Capital financeiro: são os meios financeiros de que uma unidade produtiva pode usufruir, é o dinheiro disponível para podermos investir noutras actividades. Capital financeiro é constituído pelo capital próprio e alheio.


  • Capital próprio: conjunto dos valores  financiados pelos proprietários da unidade produtiva. Capital próprio é o valor dos bens que pertence à unidade produtiva
  • Capital Alheio: conjunto de valores  que constituem  o financiamento de terceiros. Que o valor dos bens não pertence à unidade produtiva.
  • Capital Fixo: Divide-se em vários ciclos produtivos. É o conjunto dos meios de produção que vão envelhecendo e permitindo a realização do processo produtivo. Que possibilitam várias utilizações sem que a sua estrutura sofra alteração.
  • Capital circulante: tem apenas um ciclo produtivo. Por exemplo as matérias primas que quando são utilizadas em produtos acabados, ou seja, são completamente incorporados nos produtos. O conjunto destes meios de produção damos o nome de Capital circulante.


Capital técnico: são os bens que podemos utilizar para a produção de outros bens. A sua utilização é inevitável no processo produtivo. Capital técnico inclui-se o capital fixo e circulante.

Capital Social: São os fundos fornecidos pelos sócios ou accionistas da sociedade para o desempenho da sua actividade. O capital social tem carácter de permanência na empresa.

Capital Natural: nem todos os recursos naturais são renováveis; Com a escassez de alguns recursos é normal que a sua utilização enfraqueça. Ou seja a utilização humana dos recursos naturais faz com que se nós continuarmos a fazer a sua utilização, um dia mais tarde acabem por se esgotar, e depois poderá prejudicar as actividades.

Capital Humano: Capital humano é o associamento à produtividade dos trabalhadores

6. Utilizando as definições do ponto 5. classifica os seguintes itens:
a) poupança pessoal de um empresário que foi mobilizada para a actividade produtiva
b) valores financeiros dos proprietários da empresa, afectados à produção
c) um empréstimo bancário que a empresa contraiu
d) maquinaria, edifícios, matérias-primas e matérias-subsidiárias empregues no processo produtivo
e) maquinaria, edifícios, etc. que são utilizados em vários ciclos produtivos (durante vários anos)
f) matérias-primas, que são incorporadas no produto acabado, participando num único ciclo produtivo
g) montante de recursos financeiros colocados à disposição de uma empresa pelos seus sócios
h) recursos naturais
i) factor produtivo trabalho

7. Partindo da apresentação popular na Internet Suiça vs Portugal na perspectiva de um portuguêsrefere sobre a importância relativa dos recursos naturais, do capital humano, do enquadramento cultural e normativo e dos valores no desenvolvimento dos países.

Sem comentários:

Enviar um comentário