sexta-feira, 22 de maio de 2015

O financiamento da actividade económica: autofinanciamento e financiamento externo

1. Distingue capacidade de financiamento de necessidade de financiamento. 

A capacidade de financiamento é quando um sujeito económico dispõe de recursos superiores aos seus empregos. Como por exemplo as famílias, gastam em consumo uma quantia inferior ao seu rendimento. Tem poupança poupança ou seja, capacidade de financiamento.

E a necessidade de financiamento é quando as despesas são superiores às receitas, tem poupança negativa ( como por exemplo o Estado )


2. Distingue financiamento externo de financiamento interno ou autofinanciamento. 


Financiamento interno/autofinanciamento é quando as famílias têm capacidade de financiamento, realizando investimentos com os seus próprios recursos e o financiamento. Enquanto o financiamento externo é quando o Estado financia as suas actividades recorrendo a meios terceiros porque tem necessidade de financiamento.



3. “Nenhum pai considera seguro emprestar dinheiro aos filhos!”
Explica como esta falta de confiança está na base do modelo de negócio dos bancos, distinguindo a taxa de juro das operações activas da taxa de juro das operações passivas. 


Um pai prefere depositar o dinheiro no banco do que emprestar dinheiro aos filhos pois os bancos cedem o dinheiro temporariamente mediante a taxa de juro superior. 

Taxa de juro das operações activas são é quando pedimos um empréstimo, com obejctivo de adquirir/financiar algo para o qual não dispõe dinheiro suficiente no momento, paga-se um juro à instituição de crédito e as taxas de juro das operações passivas as taxas de juro que as instituições pagam como remuneração das aplicações dos seus clientes. 


4. São elementos do crédito: a confiança, o risco, o tempo e as garantias. 
Explica a relação destes elementos com a taxa de juro. 

  • A confiança : A confiança irá variar com a taxa de juro pois só se concede crédito imaginando que o devedor honrará a sua dívida. Maior a confiança, menos será a taxa de juro. Menos a confiança, maior a taxa de juro.
  • O risco : Haverá sempre o risco pois o devedor poderá não pagar. Maior o risco, maior a taxa de juro. Menor o risco, menor a taxa de juro.
  • O tempo : O crédito é concedido por um determinado tempo. Maior o tempo, maior a taxa de juro. Menor o tempo, menor a taxa de juro.
  • As garantias : quando um terceiro responde pela dívida com o seu património. Maior garantia, menor a taxa de juro. Menor garantia, maior a taxa de juro. 
5. Explicita o conceito de criação de moeda. 

Criação da moeda é por exemplo quando concedem crédito a um indivíduo, a quantia fica depositada na sua conta, ficando disponível para realizar qualquer pagamento ( como por exemplo a moeda escritural. Porque não existia antes de os bancos comerciais a terem emprestado. 



6. Distingue as Instituições Financeiras Monetárias das Instituições Financeiras Não Monetárias. 

7. Distingue acções de obrigações, quanto:
a) Ao risco;
b) À rendibilidade;
c) À liquidez.

1 comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderEliminar