segunda-feira, 2 de março de 2015

Estruturas de Mercado

1. Observando a tabela de Francisco Pereira de Moura distingue concorrência pura de monopólio.
- Em relação ao número de empresas a vender, a concorrência pura tem muitas e o monopólio tem apenas uma
- Em relação ás suas dimensões, na concorrência pura as suas dimensões são pequenas enquanto a do monopólio é grande
- Em relação ao seu produto, a concorrência pura o seu produto é similar e o monopólio não existe.
- E por último, em relação ao domínio sobre o preço, a concorrência pura não tem domínio sobre o preço enquanto o monopólio tem o domínio total do preço. 


2. Indica as quatro hipóteses admitidas em concorrência perfeita.

As 4 hipóteses admitidas em concorrência perfeita são : 
- As empresas vendem um produto padronizado ( que podem ser homogéneo ou diferenciado );
- As empresas são aceitantes de preços, nenhuma tem poder para os influenciar;
- Os factores de produção são variáveis a longo prazo;
- As empresas e os consumidores têm informação perfeita

3. Critica cada uma das quatro hipóteses acima lendo o texto de Robert Frank.
As empresas vendem um produto padronizado.
No mercado concorrencial, o produto vendido por uma empresa é assumido como um substituto perfeito do produto vendido por qualquer outra. Como por exemplo, os conhecedores de vinho, insistem em dizer que reconhecem a diferença entre os vinhos feitos da mesma variedade de vinha cultivadas em diferentes locais.

As empresas são aceitantes de preços
Cada empresa individual considera dado o preço de mercado do produto. Deve acreditar que o preço de mercado não será afectado pela quantidade que produza. *

Os factores de produção são perfeitamente móveis a longo prazo.  
Um dos contras desta condição é que, se uma empresa se aperceber de uma oportunidade para um negócio rendível numa determinada altura e num determinado local, é capaz de contratar os factores de produção de que necessitar de modo aproveitá-la. Ou seja se o empreendimento actual não lhe parecer atractivo em relação a outros, é livre de desfazer-se dos seus factores de produção e deslocar-se para indústrias onde as oportunidades sejam melhores.  

4. Distingue concorrência perfeita de concorrência monopolística associando cada uma destas formas de mercado a uma das situações A ou B cuja curva da procura se apresenta. Justifica a resposta com Richard Lipsey.


- Concorrência perfeita : na concorrência perfeita a procura é perfeitamente elástica porque as empresas são aceitantes de preços. Se as empresas levantarem o preço, diminuirá os negócios em beneficio dos seus concorrentes. Não perderá todos os seus clientes só porque o seu preço é ligeiramente mais alto. E que a sua diferenciação do seu produto em relação à sua concorrência fará com que algumas pessoas o prefiram aos outros embora tenham um preço ligeiramente mais alto.
Quanto menos diferenciado for o produto do dos seus competidores, maior será a elasticidade da curva, se não houver diferenciação, a curva da procura será perfeitamente elástica.
Logo associo a concorrência perfeita à situação A.

- Monopólio : é uma indústria com um grande número de produtores ( que podem entrar e sair livremente dela, cada produtor vende um produto que difere um pouco do vendido pelos seus competidores. Dizemos tecnicamente que o seu produto é diferenciado. Descrevem uma situação semelhante à concorrência perfeita, com a diferença que cada produtor vende o produto um pouco diferente do dos outros.
Logo associo o monopólio à situação B.





*

Sem comentários:

Enviar um comentário