1. Indica as três categorias profissionais com maior volume de desempregados:
a) Homens - Operários, artífices e trabalhadores similares, pessoal dos serviços e vendedores e trabalhadores não qualificados
b) Mulheres - Pessoal dos serviços e vendedores, Trabalhadores não qualificados e pessoal administrativo e similares
3. Relaciona a mudança do perfil de especialização exigido pela economia portuguesa com os diversos conceitos de desemprego apresentados acima.
É preciso mudar o perfil de especialização da economia porque é preciso deixar as actividades antigas e apostar noutras actividades com maior valor acrescentado. A possibilidade de haver mais desemprego porque as pessoas que estão actualmente no desemprego, antigamente apostavam nas actvidades antigas que agora tiveram de ser deixadas.
4. Calcula e interpreta a taxa de desemprego, utilizando dados referentes ao 3º Trimestre de 2012.
a) os objectivos da Escola: é preciso que comunidade veja a educação como algo pertinente em relação às situações da vida real e correspondendo às suas necessidades e aspirações. Temos de ter em conta as necessárias adaptações do sistema de ensino à comunidade, no que se refere a programas, conteúdos, formação de professores e recursos. Devem ser encorajadas as iniciativas locais, num processo de descentralização, no sentido de se aperfeiçoarem competências de gestão e conhecimentos técnicos. É necessário encontrar formas de parceria entre agentes da comunidade e agentes educativos.
Taxa de desemprego: 870,9 / 5527,2 * 100 = 15, 75
5. Consultando o Livro Verde para a Sociedade da Informação, refere:
b) os pilares do conhecimento - A formação ao longo da vida sustenta-se em torno de quatro
aprendizagens fundamentais, que se interligam e que constituem para cada
indivíduo, os pilares do conhecimento:
- - aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias, o que também significa, aprender a aprender, para beneficiar das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida;
- - aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente, a fim de adquirir não somente uma qualificação profissional mas também competências que tornem a pessoa apta a enfrentar as mais diversas situações e a trabalhar em equipa;
- - aprender a viver em comum, a fim de participar e cooperar com os outros, no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz; e, finalmente,
- - aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes e que permite a cada um desenvolver melhor a sua personalidade, ganhar capacidade de autonomia, discernimento e responsabilidade.
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