sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Causas e tipos de desemprego

1. Indica as três categorias profissionais com maior volume de desempregados:

a) Homens - Operários, artífices e trabalhadores similares, pessoal dos serviços e vendedores e trabalhadores não qualificados

b) Mulheres - Pessoal dos serviços e vendedores, Trabalhadores não qualificados e pessoal administrativo e similares


2. Constrói e comenta um gráfico representando a evolução das taxas de desemprego em Portugal, de 1974 até hoje, segundo o género

Este gráfico representa que há bastante mais desemprego desde 1983 até hoje no género feminino do que no género masculino.


3. Relaciona a mudança do perfil de especialização exigido pela economia portuguesa com os diversos conceitos de desemprego apresentados acima.

É preciso mudar o perfil de especialização da economia porque é preciso deixar as actividades antigas e apostar noutras actividades com maior valor acrescentado. A possibilidade de haver mais desemprego porque as pessoas que estão actualmente no desemprego, antigamente apostavam nas actvidades antigas que agora tiveram de ser deixadas.


4. Calcula e interpreta a taxa de desemprego, utilizando dados referentes ao 3º Trimestre de 2012.

a) os objectivos da Escola: é preciso que  comunidade veja a educação como algo pertinente em relação às situações da vida real e correspondendo às suas necessidades e aspirações. Temos de ter em conta as necessárias adaptações do sistema de ensino à comunidade, no que se refere a programas, conteúdos, formação de professores e recursos. Devem ser encorajadas as iniciativas locais, num processo de descentralização, no sentido de se aperfeiçoarem competências de gestão e conhecimentos técnicos. É necessário encontrar formas de parceria entre agentes da comunidade e agentes educativos.




Taxa de desemprego:   870,9 / 5527,2 * 100 = 15, 75


5. Consultando o Livro Verde para a Sociedade da Informaçãorefere:

b) os pilares do conhecimento - A formação ao longo da vida sustenta-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais, que se interligam e que constituem para cada indivíduo, os pilares do conhecimento:


  • - aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias, o que também significa, aprender a aprender, para beneficiar das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida;
  • - aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente, a fim de adquirir não somente uma qualificação profissional mas também competências que tornem a pessoa apta a enfrentar as mais diversas situações e a trabalhar em equipa;
  • - aprender a viver em comum, a fim de participar e cooperar com os outros, no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz; e, finalmente,
  • - aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes e que permite a cada um desenvolver melhor a sua personalidade, ganhar capacidade de autonomia, discernimento e responsabilidade.

c) a formação ao longo da vida - As tecnologias de informação e comunicação oferecem potencialidades imprescindíveis à formação, permitindo um enriquecimento dos saberes, o que leva a que a formação ao longo da vida sejam reequacionados à luz do desenvolvimento destas tecnologias.

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